Skip to main content
Notícias

Posicionamento Oficial: Uso de Esteroides Anabolizantes

By 29 de setembro de 2022No Comments

Uso de Esteroides Anabolizantes

 

A SBEM vem se posicionando há muito tempo em relação ao uso inadequado dos esteroides anabolizantes. São inúmeras preocupações dos especialistas em relação à segurança do seu uso a longo prazo para fins de ganho de desempenho no esporte amador, estéticos ou como agentes anti-envelhecimento, justificando a proibição de seu uso pelo Conselho Federal de Medicina, através da Resolução no 1999/2012. O uso dos EAS por atletas de competição, por exemplo, é proibido pelo Comitê Olímpico Internacional desde a década de 1970.

Nesse novo posicionamento da SBEM Nacional estão alertas importantes em relação a efeitos colaterais, dosagens e reforça a importância de ter cuidado com publicações nas redes sociais, sem nenhuma comprovação científica.

A Sociedade, diante de tantas evidências científicas e do grave problema de saúde pública, vem cobrar, através deste posicionamento, atitudes urgentes das autoridades competentes, com a adoção de medidas mais efetivas no intuito de coibir e vedar o uso anti-ético, off label e ilegal de EAS.

Os especialistas reforçam a necessidade de regulamentação e controle da prescrição médica dessas substâncias, preservando os tratamentos previstos para as indicações que são amplamente estabelecidos na literatura médica.

Veja o posicionamento completo