Comunicados Oficiais

Nota de Repúdio à Nota Técnica do MAPA

By 17 de setembro de 2020 maio 6th, 2021 No Comments

A SBEM, SBD e a ABESO vêm a público divulgar Nota de Repúdio à Nota Técnica nº 42/2020 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) sobre o Guia Alimentar para a População Brasileira. As três sociedades científicas não concordam com revisão urgente, nem alteração na classificação de diversos alimentos, como o ultraprocessados.

O MAPA solicitou ao Ministério da Saúde uma revisão urgente no Guia Alimentar por fazer alertas sobre recomendações de alimentos industrializados. O pedido de revisão foi feito na última terça-feira (15), e o Ministério emitiu uma nota técnica criticando a classificação do Guia ao separar produtos em quatro níveis de processamento. Em um deles, referente aos ultraprocessados, contém alerta sobre os riscos em açúcares, sódio e gordura para composições industriais.

O posicionamento vem sendo criticado por especialistas, que lembram que órgãos internacionais e outros países adotam os padrões do guia brasileiro.

Após encontro das três sociedades científicas, foi emitida uma nota em conjunto repudiando às críticas à Nota Técnica, reforçando a necessidade de debate e solicita que o MAPA apoie o atual guia, investindo na produção de frutas, verduras e legumes para viabilizar uma alimentação mais saudável.

Baixe o PDF da Nota de repúdio

O Guia Alimentar para a População Brasileira pode ser acessado neste link.