Notícias

Insulina na SMS

By 21 de novembro de 2018 maio 6th, 2021 No Comments

Inclusão de insulinas análogas chega a Florianópolis.

O Ministério da Saúde acatou a recomendação da CONITEC favorável a incorporação das insulinas análogas de ação rápida (Asparte, Lispro e Glulisina) para tratamento do Diabetes mellitus tipo 1 (DM1), no âmbito do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF – Farmácia Escola), no município de Florianópolis.

A primeira aquisição do Ministério da Saúde foi a Insulina Análoga de Ação Rápida ASPARTE – solução injetável 100UI/mL, com sistema de aplicação 3mL. O protocolo clínico e diretrizes terapêuticas (PCDT) e o guia de orientação para solicitação de insulina estão disponíveis neste link: http://bit.ly/farmaciaceaf

Algumas secretarias de Saúde já disponibilizam as insulinas ultrarrápidas, como é o caso da Secretaria Municipal de Ssaúde de Florianópolis. As solicitações deverão estar em conformidade com o tipo de insulina ofertada pelo Ministério da Saúde. Os usuários que atenderem aos critérios de inclusão para solicitação de medicamentos do CEAF e que estiverem em posse de toda documentação exigida devem enviar e-mail a farmaciapmfufsc@gmail.com ou comparecer presencialmente na recepção da farmácia para que seja agendado o atendimento de cadastro da solicitação.