Notícias

Dia do Endocrinologista 2016

By 31 de agosto de 2016 maio 13th, 2021 No Comments

A valorização dos profissionais da Endocrinologia e Metabologia é de suma importância para a sociedade brasileira, diante a alta significação desta Especialidade Médica

Depois de sete anos de trabalho e tentativas, a SBEM consegue espaço para o debate sobre a criação do Dia do Endocrinologista, 1 de setembro. A iniciativa começou em 2009, com o assunto sendo incluído em Oficinas de Trabalho, Assembleias Gerais Ordinárias, reuniões do Conselho Deliberativo, reportagens na Folha da SBEM e no site da entidade.

Depois de diversas tentativas, coordenadas pelo Dr. Ricardo Meirelles, presidente da SBEM Nacional, na ocasião, em 2010, a SBEM dava o primeiro passo, conseguindo que a Deputada Solange Almeida apresentasse o Projeto de Lei 7.836, que criava o Dia Nacional do Endocrinologista. A data é o dia da fundação da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

Infelizmente, apesar dos esforços a data não foi aprovada pela Câmara dos Deputados e processo ficou tramitando. A alegação, na época, foi que era necessária uma Audiência Pública, comprovando a importância da data. Infelizmente, depois de tramitar na Câmara, o Projeto foi arquivado.

Em 2015, o atual presidente, Dr. Alexandre Hohl, retomou a proposta e, através do Deputado Jorginho Melo, foi feita a apresentação de um novo projeto, criando o Dia Nacional do Endocrinologista.

O processo caminhou e em documento encaminhado, o presidente da SBEM ressaltou que a valorização dos profissionais da Endocrinologia e Metabologia é de suma importância para a Sociedade Brasileira, diante a alta significação destas Especialidades Médicas.

“Estudos realizados e discutidos em audiências públicas desta Entidade constataram que das duas maiores epidemias do mundo atual, a obesidade e o diabetes mellitus, são da competência do Endocrinologista, portanto, tratá-las representa um enorme benefício, não só para os indivíduos afetados, mas para toda a coletividade, tornando possível ao sistema de saúde canalizar seus recursos para o atendimento de outras doenças. Assim, os membros da SBEM pleiteiam o reconhecimento de uma data para comemoração anual, por meio da criação do dia Nacional do Endocrinologista, a ser comemorada no dia 1 de setembro”.

A solicitação foi encaminhada aos congressistas, para que elaborem proposição legislativa reconhecendo esta data comemorativa. O Dr. Alexandre Hohl finalizou o seu relatório com agradecimento aos membros da diretoria: Dr. João Salles, Dr. Fábio Trujilho, Dr. Guilherme Rollin, Dr. Rodrigo Moreira e Dra. Nina Musolino; à equipe administrativa: Paola Miranda, Julia Gonçalves, Marilene Lima, Liliam Ribeiro, Jacir Pereira e Roselaine Monteiro (AE&M); ao Dr. Marcelo Bronstein (editor-chefe dos AE&M), co-editores e corpo editorial; aos parceiros: Eduardo Frick, DC Press (Cristina Dissat), Contexto (Elisa Nunes), Assessoria Jurídica (Cleber Marega Perrone); Diretoria das Regionais, Comissões, Departamentos e organizadores dos eventos da SBEM passados e futuros.

Enquanto a definição oficial não acontece, a SBEM parabeniza a todos os endocrinologistas do país e espera poder comemorar em 2016, de forma oficial, o Dia Nacional do Endocrinologista.

Confira aqui os trâmites legais do projeto de lei encaminhado aos congressistas.

Reprodução: SBEM Nacional