Skip to main content
Notícias

Prevenção da Obesidade

By 8 de outubro de 2014maio 13th, 2021No Comments

Dia 11 de outubro é o Dia Mundial da Obesidade. A educação é fator preponderante no combate à obesidade

A obesidade é um dos maiores problemas de saúde atualmente e para o futuro. E o alerta é que crianças obesas poderão vir a ser adultos obesos, com maior probabilidade de desenvolver diabetes, doença cardíaca, altas taxas de câncer e outros problemas de saúde.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, mais de 42 milhões de crianças menores de 5 anos estão acima do peso no mundo, das quais 35 milhões estão em países em desenvolvimento e 92 milhões de crianças com risco para sobrepeso e obesidade. No Brasil, dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF 2008- 2009) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram um aumento da obesidade de mais de 300% entre meninos, indo de 4,1% em 1989 para 16,6% em 2008-2009. Entre as meninas esta variação foi ainda maior: 2,4% em 1989 para 11,8% em 2009. Estudos populacionais mostram que a criança obesa tem de 50% a 80% de chance de se tornar um adulto jovem obeso comparado ao risco menor de 10% em crianças com peso adequado.

Pensando nisso, a SBEM Santa Catarina, em parceria com a ABESO e o Departamento de Campanhas da SBEM Nacional, irá realizar mais uma campanha de prevenção a doença. A temática para este ano é “OBESIDADE – Eu trato com respeito”. Materiais educativos estão sendo produzidos para serem distribuídos em campanhas de conscientização nas principais cidades de Santa Catarina.

Em locais pré-determinados e de grande circulação de pessoas, equipes de profissionais de saúde farão o cálculo de IMC e diagnóstico de sobrepeso e obesidade, cálculo de curva para crianças e medição da circunferência da cintura, além de esclarecimento sobre a prevenção da obesidade e a distribuição de material informativo.